JORNAL BOM DIA PIEDADE

CÉU - Xavier - PAFE

domingo, 26 de março de 2017

APAE Piedade – Há mais de 30 anos ajudando a escrever histórias de vida

APAE atende crianças e adultos
Foto: Ass. Comunicação PMP
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Piedade (APAE Piedade) está em atividade há 32 anos no município. Atualmente, a entidade conta com 68 alunos, na faixa etária de 0 a 29 anos de idade, que recebem atendimento especializado com profissionais das áreas da psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, odontologia, pedagogia e social. “Todos os profissionais que trabalham na entidade são pós-graduados ou especializados. Isso garante a qualidade nos serviços prestados aos nossos assistidos”, destaca Kátia Schneider, gestora da entidade.


Atendimento

Trabalhas habilidades para desenvolver
autonomia
O trabalho desenvolvido pela APAE é focado na assistência, desenvolvimento e inclusão social da pessoa com deficiência intelectual. O atendimento é organizado a partir da faixa etária dos alunos.

Crianças de 0 a 4 anos de idade recebem estimulação sensório-motora a partir de atividades lúdicas adaptadas, alimentação e comunicação mãe-bebê. Alunos de 6 a 14 anos de idade fazem exercícios pedagógicos do Ensino Fundamental, dentro de uma matriz curricular adaptada, com objetivo de trabalhar as habilidades de cada assistido. Atividades Socioeducacionais, destinadas a alunos a partir dos 15 anos de idade, trazem exercícios baseados na funcionalidade do ser humano. A metodologia contribui para que o indivíduo atendido pela APAE possa conduzir sua rotina com o máximo de autonomia.

Alunos e sala de aula
Foto: Ass. Comunicação PMP
Na APAE Piedade os assistidos recebem café da manhã e almoço diariamente. A alimentação é cedida pela Prefeitura de Piedade. O Governo Municipal disponibiliza ainda uma nutricionista que executa o balanceamento das refeições oferecidas. A Associação conta também com os serviços de uma dentista especializada que atende três vezes por semana. A entidade cede transporte gratuito a todos os alunos.


XIV Festival Nossa Arte

A APAE Piedade se destacou no XIV Festival Nossa Arte que reuniu 351 artistas com deficiência, em Taubaté. A competição ocorreu em julho de 2016 e Piedade concorreu na categoria “Dança Folclórica”. A APAE Piedade obteve grande resultado na fase seletiva, realizada em Porto Feliz, onde a equipe se classificou em primeiro lugar. Já no Festival, o time piedadense obteve o décimo lugar na categoria.


Participe - Em decorrência da atual crise financeira que afeta todos os setores do país, a APAE Piedade tem trabalhado na busca de alternativas para driblar o momento de instabilidade econômica. Para que a Associação continue a realizar o atendimento à pessoa com deficiência intelectual e múltipla é necessário ajudar. “Acreditamos na força da solidariedade e na consciência de cidadãos como vocês para podermos prosseguir na luta por uma sociedade voltada ao desenvolvimento e inclusão dessas pessoas”, afirma representante da entidade.


Prédio onde funciona a APAE pertence ao
Educandário Lar de Jesus

Foto: Ass. Comunicação PMP
A APAE Piedade aceita doação de alimentos, produtos de limpeza, materiais didáticos, roupas, móveis, eletrodomésticos, entre outros. Para realizar doações em dinheiro entre em contato pelo telefone: (15) 3244-1691. O email para contato é apaepiedade@superig.com.br. A APAE Piedade fica localizada na Rua Allan Kardec, 81, Vila Olinda.

Por: Assessoria de Comunicação- Prefeitura de Piedade