segunda-feira, 23 de novembro de 2015

SOS Itupararanga lança abaixo-assinado contra projeto de mineração em Ibiúna

A SOS Itupararanga iniciou uma campanha pelo indeferimento do projeto de extração de 30 mil toneladas de areia e 10 mil toneladas de argila por mês por um período de 10 anos, nova atividade que ameaça a Represa Itupararanga. A empresa Votorantim Cimentos pretende implantar o projeto na várzea dos Rios Sorocabuçu e Sorocamirim (foto), formadores da Represa Itupararanga, principal manancial de abastecimento público de Sorocaba e região e que abastece mais de 800 mil habitantes.


Neste contexto de escassez de água que a represa enfrenta desde 2014, este projeto de mineração pretende explorar uma área de 20 hectares. A extração se dará em cinco cavas com 40mil metros quadrados cada (cada cava equivale a quatro campos de futebol), partindo das proximidades da Rodovia Quintino de Lima, que liga Ibiúna a São Roque, e distribuindo-se pela várzea, próxima à cabeceira da Represa. Nesta área, existem 140 espécies de aves, sendo três ameaçadas de extinção, além de 16 espécies de mamíferos e 11 de peixes.

Vários projetos de mineração nesta várzea em Ibiúna foram indeferidos, e nosso pedido é que este projeto denominado “Plano Piloto – Projeto Ibiúna” também não seja aprovado.

A população pode participar do abaixo-assinado lançado pela ONG no site http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR86017.

Apoie esta causa e ajude a ONG SOS Itupararanga a garantir o futuro da nossa represa!