terça-feira, 3 de novembro de 2015

Febre Aftosa: pecuaristas devem procurar Diretoria de Agricultura

Teve início a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a febre aftosa. Neste ciclo o prazo prossegue até 30 de novembro e a aplicação da vacina é obrigatória para todo o rebanho. Os produtores e pecuaristas do município devem procurar a Diretoria de Agricultura para o agendamento da Declaração de Produtores quanto à vacinação. Para tanto, é necessário levar ao local Nota Fiscal da compra da vacina e senha do Sistema da Defesa Agropecuária. A vacinação não se restringe aos bovinos. 

Segundo informações do Ministério da Agricultura, a febre aftosa é uma doença altamente contagiosa e que se espalha rapidamente. Os animais têm febre, aftas na boca, nas tetas e entre as unhas, se isolam dos outros, babam, mancam, arrepiam o pelo e param de comer e beber.

Podem ser afetados bovinos, búfalos, caprinos, ovinos, suínos e animais silvestres que possuem casco fendido (duas unhas). O vírus está presente na saliva, no líquido das aftas, no leite e nas fezes dos animais doentes. Qualquer objeto ou pessoa que tenha contato com essas fontes de infecção se torna um meio de transmissão para outros rebanhos.

O produtor rural que não comunicar ou não vacinar pode pagar multa que varia de R$ 60 a R$ 100 por animal. O atendimento da Diretoria de Agricultura é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Avenida Coração de Jesus, 298, Centro. Outras informações podem ser obtidas no telefone: (15) 3244-2205.

Por: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Piedade