quinta-feira, 8 de outubro de 2015

XXXIX RYLA promovido pelo Rotary Club Piedade Cerejeiras leva conscientização financeira para jovens

Foto oficial do encontro
A comissão de Serviços à Juventude e demais companheiros do Rotary Club de Piedade Cerejeiras promoveram no último domingo, 04 de outubro, o RYLA (Prêmios Rotários de Liderança Juvenil), para adolescentes de 13 a 17 anos. Este evento foi o 3º organizado pelo club, o 39º do Distrito 4620 e contou com a presença de 49 participantes. Cabe ressaltar que este é um evento totalmente gratuito para os adolescentes e a proposta este ano foi desenvolver reflexões sobre a educação financeira e apresentar um pouco dos trabalhos do Rotary Club voltados para os mesmos.


Odair recebe certificado e agradecimento pela palestra proferida
Ao longo do dia, houveram quatro palestras; a primeira com Odair Silvestre Dias da Silva,  que desenvolveu o tema "Planejamento: um olhar para o futuro" e emocionou os adolescentes com suas palavras e experiência de vida, mostrando a necessidade de traçar metas para a vida e planejar o tempo que se tem e escolhas.


Palestra "Planejamento: um olhar para o futuro"



O segundo pronunciamento coube a Jorge Alberto França Proença, que trabalhou a ideia do "Consumismo na Adolescência", enfatizando a importância do controle da ansiedade e do desapego ao supérfluo; trouxe ainda a reflexão sobre a importância de sonhar alto, afinal de contas, sonhar muito ou pouco, tem o mesmo preço. A palestra teve direito a mágica e a doação de livros de sua autoria.

Jorge Proença recebe certificado e agradecimento
pela palestra por ele ministrada


Depois do almoço, a palestrante Priscilla Mazieiro da Silva ensinou sobre  "Educação Financeira para Adolescentes", atentando sobre como é possível economizar nos detalhes e da importância de se estabelecer planos a curto, médio e longo prazo com o uso do dinheiro. Ainda, trouxe a frase de Carlos Drummond de Andrade para a reflexão "O cofre do banco contém apenas dinheiro. Frustrar-se-á quem pensar que nele encontrará riqueza". Para encerrar fez uma dinâmica lúdica com os adolescentes e presenteou o vencedor com um "porquinho".


Jorge Proença autografa os livros para os participantes
Para finalizar as atividades, o governador do Distrito 4620 para o ano rotário 2010/2011, José Carlos Miguel, apresentou a todos a família rotária, maior club de serviços do mundo, que tem o sonho de fazer um mundo melhor. Na ocasião também apresentou os programas juvenis do Rotary, com ênfase no Interact Club, grupo de adolescentes de 12 a 18 anos, já que na sede do Rotary Club de Piedade Cerejeiras encontram-se quinzenalmente os adolescentes do Interact Club de Piedade Cerejeiras. Inclusive, o Interact Club de Piedade Cerejeiras apresentou no RYLA um vídeo com as suas ações sociais desse ano rotário (que começou em 01/07/15), muitas delas já divulgadas no blog.
Priscilla recebe certificado e agradecimento pela palestra realizada

Houve ainda tempo para avaliação do encontro feito pelos adolescentes e por seus organizadores, que terminaram o dia com sentimento de dever cumprido, pois acreditam que esse RYLA servirá de incentivo para que os adolescentes a partir de agora planejem seus sonhos com boas escolhas.

Dinâmica com os adolescentes
Os organizadores agradecem a confiança dos pais desses adolescentes e a presença dos seus filhos, da Governadora Assistente 2015/2016 Distrito 4620, Fátima Ap. de Oliveira Miguel, do Governador 2010/2011 Distrito 4620, José Carlos Miguel, do Governador eleito para o ano rotário 2016/2017 Distrito 4620, Benedito Celso Oliveira Moreira e sua esposa, Terezinha Ap. Costa Moreira, Coordenadora Distrital 2016/2017 Distrito 4620, do Chairman do RYLA Luís Antonio de Camargo, do intercambista Garrison Bluhm (Texas), do Dr. Carlos Jimenez Garcia, médico do evento, aos palestrantes, ao atual Governador 2015/2016 Distrito 4620, Seiko Goya, que, apesar de não estar presente, nos mandou seu abraço, apoio e representante e a todos os participantes que contribuíram para o sucesso do evento.
Governador 2010/2011 Distrito 4620, José Carlos Miguel recebe
 certificado e agradecimento pela palestra ministrada

A Comissão de Serviços à Juventude do Rotary Club de Piedade Cerejeiras busca trazer a comunidade ferramentas que permitam que os adolescentes se envolvam e se conscientizem da sua importância para uma sociedade mais justa. Sabemos que não é uma luta fácil, mas temos plena certeza de que teremos um retorno gratificante!
Interact Club de Piedade Cerejeiras


Texto e fotos: Rotary Club de Piedade Cerejeiras