quarta-feira, 20 de maio de 2015

Derrubou o Nextel e acabou preso pela PM após cometer quatro assaltos

Dartagnan Fernandes de Souza, um dos 
quatro integrantes da quadrilha que praticou
quatro assaltos na região na noite desta terça
Foto: Polícia Militar
Um homem de 27 anos de idade foi preso pela Força Tática de Votorantim após praticar quatro assaltos, dois em Votorantim, um em Salto de Pirapora e o último em Piedade. Neste último roubo, clientes de um bar situado na rua Capitão Moraes reagiram à ação dos marginais e na confusão um deles derrubou um aparelho Nextel. Policiais Militares de Piedade e Votorantim conseguiram identificar um dos envolvidos. Na casa do acusado havia uma Saveiro dublê e aparelhos celulares obtidos nos assaltos cometidos em Votorantim e Salto de Pirapora.

Nesta terça-feira (19), o grupo teria cometido quatro assaltos em três cidades da região, ações nas quais foram utilizados uma Saveiro prata e um Gol preto. Por volta das 17 horas os quatro indivíduos agiram num roubo a uma lanchonete na região central de Votorantim. Às 22h10min, três dos quatro indivíduos, um deles armado com uma pistola automática, invadiram uma pizzaria na Avenida Luís do Patrocínio, Vila Dominguinhos, também em Votorantim, onde renderam a proprietária do estabelecimento e alguns clientes que ali estavam, obrigaram-nos a entrar na cozinha e roubaram R$ 300 e um celular Samsung duo.

Na sequência o grupo teria se dirigido para Salto de Pirapora onde por volta das 23h10min assaltaram uma outra lanchonete na rua João Leme dos Santos, Jardim Primavera. Novamente proprietário e clientes foram rendidos, uma quantia em dinheiro e celulares, dentre estes um Samsung GT-F 5830C foram levados pelo bando. A sanha dos criminosos não acabou e o grupo veio para Piedade. Eram cerca de 23h45min de ontem quando os quatro indivíduos invadiram um bar na rua Capitão Moraes, ainda no centro da cidade, onde renderam o dono do estabelecimento e alguns clientes. 

Contudo alguns dos clientes reagiram ao assalto e os marginais saíram correndo levando carteiras com documentos pessoais, documentos e chave de um Fusca, R$ 230, um celular Nokia e um Smartphone. Na fuga um dos ladrões deixou cair ao chão seu aparelho Nextel blackberry. Os Soldados Pires e Vilaronga seguiram ao local do roubo obtiveram informações dos autores do delito, efetuaram a apreensão do aparelho Nextel, através do qual foi possível obter o endereço do dono do aparelho.
Saveiro "dublê" usada nos roubos em frente
ao 1º DP de Votorantim

Foto: Polícia Militar

Os Policiais Militares de Piedade passaram a informação para seus colegas de farda de Votorantim. Já na madrugada desta quarta-feira (20), equipes da Força Tática seguiram à rua Maria Martins Camargo, Jardim Ana Cláudia naquela cidade e ao chegarem na casa de Dartagnan Fernandes de Souza, 27 anos, ele estava em frente à sua residência e ao perceber a aproximação das viaturas da Polícia Militar o suspeito teria dito, "foi bom ver vocês, meu Nextel foi roubado e preciso prestar queixa".

A tentativa do rapaz não foi muito bem sucedida, já que além do aparelho que caiu na fuga do bar assaltado na rua Capitão Moraes, em sua residência havia uma Saveiro CE 2013/2014 prata com placas de Ubatuba, apontado por várias vítimas como um dos veículos utilizados nos roubos praticados em Votorantim, Salto de Pirapora e Piedade. Por meio da placa do utilitário os Policiais Militares descobriram o endereço e o telefone do proprietário da Saveiro, o qual estranhou a informação sobre a localização da pick-up, uma vez que seu veículo estava estacionado em sua garagem. Com isto foi constatado que tratava-se de um carro dublê, com tarjeta de identificação adulterada e e numeração do chassi adulterada e a numeração do motor suprimida.

Ao revistarem a cabine da Saveiro os milicianos encontraram mais uma prova do envolvimento de Dartagnan nos roubos cometidos naquela noite, pois, que lá estavam o celular Samsung GT-F 5830C obtido no roubo efetuado em Salto de Pirapora e o celular Samsung Duo roubado pizzaria da Vila Dominguinhos.

Diante de tantas evidências, a participação de Dartagnan era óbvia, contudo, para sacramentar o flagrante de roubo e associação criminosa por parte do acusado, foi feita a identificação por algumas das vítimas de dois dos quatro delitos cometidos pelo desocupado e seus comparsas, os quais ainda não teriam sido identificados e portanto localizados, bem como o Gol preto usado nas ações do bando.

Por determinação do Delegado Dr. Paulo César M. Neves, Dartagnan Fernandes de Souza foi indiciado por roubo, associação criminosa e receptação e transferido da Delegacia de Polícia de Votorantim para o Centro de Detenção Provisória de Sorocaba.