quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Obras da SP-250 incluem importantes alterações no trânsito do centro de Piedade

Clodoaldo Pelissioni fala com entusiasmo
do projeto de melhorias na SP-250
Foto: Bom Dia Piedade
O Secretário de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, Clodoaldo Pelissioni, esteve na última sexta-feira (12) na Câmara Municipal, onde juntamente com engenheiros do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), e na presença da Prefeita Maria Vicentina Godinho Pereira da Silva (PSDB) e do Deputado Estadual Edmir Chedid (DEM), vereadores, num total de cerca de 30 pessoas, apresentou o projeto de melhorias na SP-250 no trecho que compreende os municípios de Vargem Grande Paulista, Ibiúna, Piedade e Pilar do Sul, rodovias “Bunjiro Nakao” e “José de Carvalho”. A implantação de sete rotatórias entre Ibiúna, Piedade e Pilar do Sul e uma radical reformulação no trânsito no centro de Piedade, foram algumas das novidades trazidas por Pelissioni.

Com investimento de R$ 81 milhões a serem financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a obra ficará sob a responsabilidade do DER, quanto à contratação e fiscalização da execução. A licitação está prevista para o próximo mês de março, com início das obras previsto para setembro de 2015 e término no final de 2016. São duas obras a serem licitadas: na Rodovia "Bunjiro Nakao" entre os quilômetros 74  e 101,1 (Piedade - Ibiúna) com investimento de R$ 41 milhões e prazo de execução previsto para 10 meses; na Rodovia "José de Carvalho" (Piedade e Pilar do Sul) entre os quilômetros 102,2 e 143,5 orçada em R$ 40 milhões e com prazo de execução estimado em 12 meses, após a realização do certame licitatório.

Pelissioni anunciou ainda que está em estudo uma importante reformulação do trevo da usininha, onde deverá ser construído um viaduto para evitar que os veículos tenham que cruzar a pista da SP-79 (km. 115,4), diminuindo assim a possibilidade de acidentes no local, onde já ocorreram dezenas de colisão, algumas com vítimas fatais. 
Maria Vicentina fala sobre a importância dos investimentos do
Governo do Estado em Piedade

Desde o início de seu mandato, a Prefeita Maria Vicentina demonstrou muita persistência e habilidade política ao pleitear a intervenção do Governo do Estado de São Paulo incluídas nas obras de melhorias da SP-250, importantes alterações na malha viária  e também no sistema viária urbano de Piedade. O argumento por ela usado foi simples e preciso.: 

Piedade é uma passagem obrigatória para os veículos que transitam entre os municípios vizinhos. Por exemplo, quem segue de Ibiúna para Votorantim ou Sorocaba passa pelo centro de Piedade, tornando o tráfego mais intenso, principalmente na rotatória que liga a Praça da Bandeira às duas avenidas marginais. 

Público presente acompanha as explicações
do engenheiro do DER
Da mesma forma veículos que partem de Tapiraí e Pilar do Sul em direção a São Paulo, circulam pela rua General Valdomiro de Lima e também têm que passar pela mesma rotatória para seguir em direção à Rodovia “Bunjiro Nakao”. Sem contar os carros, motos, caminhões e ônibus locais que trafegam pela região central e utilizam o mesmo corredor de distribuição do fluxo de veículos, fator que aumenta  a saturação da rotatória.

Uma nova rua ligará a General Valdomiro de Lima (abaixo do antigo cinema) e a Saladino de Araújo Leite, junto ao Paço Municipal
CVom isto os veículos que descem a Gen. Valdomiro de Lima obrigatoriamente acessarão esta rua para seguir sentido a Avenida Coração de Jesus, Ibiúna ou mesmo para quem vai se dirige ao centro da cidade. Os quadrados amelos indicam as pontoes que serão construídas.
(Clique na imagem para ampliá-la)


O projeto prevê a construção de duas pontes sobre o Rio Pirapora e o novo desenho alterará sobremaneira o trânsito nesta região do centro de Piedade. Em sua fala à tribuna da Câmara a Prefeita Maria Vicentina Godinho Pereira da Silva (PSDB) destacou a importância das obras na SP-250 para o município e para a região e agradeceu o empenho do Deputado Estadual Edmir Chedid (DEM) para que tais melhorias venham a acontecer.

Durante a apresentação do projeto alguns cidadãos fizeram algumas observações, entre as quais, a implantação de rotatórias junto à entrada do bairro da Roseira (km. 108 da SP-250)
e no Distrito do Paruru, em Ibiúna, locais onde existe intensa movimentação de veículos. No caso do Distrito ibiunense também foi sugerida passarela para a travessia de pedestres.

Confira as principais intervenções previstas no projeto apresentado pelo Secretário Clodoaldo Pelissioni: 

Trevo do Alto de Piedade

Palco de inúmeros e gravíssimos acidentes com muitas vítimas fatais, o atual trevo do Alto de Piedade, que faz a junção das rodovias SP-250 e SP-79, será totalmente reformulado e ganhará um acesso pavimentado pela estrada velha de Pilar do Sul (hoje de terra, junto à antiga CETERT e Avalon) para os veículos que seguem sentido Pilar do Sul.
(Imagem: Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo)
No atual trevo do Alto de Piedade, que faz a junção entre a SP-79 e a SP-79 (km. 101,2 da SP-250 e km. 121,5 da SP-79) será implantado um sistema de distribuição do tráfego de veículos que praticamente elimina a possibilidade de colisões laterais ou transversais no local, onde já ocorreram dezenas de acidentes gravíssimos e que levou a vida de mais de uma dezena de pessoas nos últimos anos. Um pequeno trecho da antiga estrada será pavimentado como via auxiliar à futura rotatória.

Rotatória de acesso ao Bairro dos Correias


Novo desenho do acesso ao bairro dos Correias trará maior segurança a quem trafega pela Rodovia José de Carvalho e para aqueles que irão acessar ou deixar a Estrada Municipal Ruy de Camargo Ayres (vicinal que liga a SP-250 aos bairros Sarapuí dos Antunes e Correias 
(Imagem: Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo)


Rotatória junto ao Bairro dos Ortizes



Bairro populoso, cujo acesso se dá junto a uma curva num trecho de lombada, fatores que tornam extremamente perigosa a manobra de acesso ou para quem deixa a localidade
(Imagem: Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo)
Dentre outras melhorias, entre Vargem Grande Paulista e Ibiúna será implantada pista dupla em ambos os sentidos. Já entre os quilômetros 74 em Ibiúna ao 143,5 na entrada de Pilar do Sul, além da recuperação da pista em quase 70 quilômetros, serão implantadas importantes rotatórias de acesso às localidades situadas junto aos quilômetros 74, 80, 82 (bairro Ressaca) e 85 (bairro Cocais) no município de Ibiúna e no quilômetro 91 junto ao bairro Ortizes em Piedade.

Outras quatro rotatórias serão criadas entre Piedade e Ibiúna - Dos 27 quilômetros entre Piedade e Ibiúna, nos quais atualmente boa parte do percurso não conta sequer com acostamento, 17,7 quilômetros receberão terceira pista (faixa), ou seja, pouco mais de 65% da SP-250 entre os municípios contará com faixas adicionais, medida prevista no projeto que trará maior fluência no trajeto e segurança a quem trafega pela Rodovia “Bunjiro Nakao”. Serão instituídos quatro novos sistema de distribuição do tráfego entre os quilômetros 74 e 91 da Rodovia "Bunjiro Nakao":

Acesso ao bairro Campo Verde, quilômetro 74,34 da "Bunjiro Nakao"
(Imagem: Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo)

Rotatória junto ao quilômetro 80,5 da "Bunjiro Nakao"
(Imagem: Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo)

Acesso ao bairro da Ressaca, quilômetro 81,7 da "Bunjiro Nakao"
(Imagem: Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo)

Acesso ao bairro Cocais, quilômetro 84,9 da "Bunjiro Nakao"
(Imagem: Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo)