JORNAL BOM DIA PIEDADE

CÉU - Xavier - PAFE

sábado, 27 de setembro de 2014

Em depoimento à Polícia Civil homem confessa ter agredido sua mulher até a morte

Hélio de Paula Leite confessou que estava embriagado e que
sua mulher morreu em razão das agressões por ele praticadas
A Polícia Civil prendeu na tarde desta sexta-feira o agricultor Hélio Paula Leite, que acabou por confessar ter agredido e matado sua mulher na madrugada de 29 de julho de 2013, na rua Eurico Vieira Cardoso, bairro Cotianos. O corpo da vítima já estava sendo velado quando foi enviado para autópsia no IML em Sorocaba. A confissão se deu durante depoimento ao Escrivão Adriano Ferreira. 


Segundo a Polícia Civil, Hélio de Paula Leite, 40 anos, foi intimado a depor sobre a morte da lavradora Lourdes Ângela da Silva, à época com 49 anos, com que convivia há dois anos. 

Na ocasião a Polícia Militar foi acionada para averiguar uma morte natural, numa casa no bairro dos Cotianos, onde a vítima teria sido encontrada em óbito pelo seu companheiro, o lavrador Hélio. Lourdes apresentava lesões no pescoço, braço, pulso, rosto e ombro, porém, o amásio afirmou que tais ferimentos teriam sido causados por quedas sofridas pela mulher, uma vez que Lourdes era alcoólatra, estas foram as justificativas do companheiro da vítima para os sinais das agressões por ele praticadas.

Inicialmente a morte foi atestada como natural, porém, quando o corpo já estava no Velório Municipal, o filho de Lourdes foi à Delegacia de Polícia de Piedade e contou que vizinhos ouviram gritos e outros sons - inclusive pedidos de socorro da vítima - que indicavam que uma violenta briga estava acontecendo dentro da casa onde o casal vivia. Após vários minutos de pancadaria os sons cessaram e pela manhã a Polícia Militar foi acionada, uma ambulância compareceu ao local e o corpo de Lourdes foi encaminhado à Santa Casa de Misericórdia de Piedade, onde foi atestado o óbito.

Com a denúncia do filho de Lourdes a Polícia Civil requisitou a realização de exame necroscópico. O corpo que já estava sendo velado, foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Sorocaba, onde os peritos constataram que a a vítima havia sido severamente agredida, apresentando diversas lesões, sendo a mais grave, um traumatismo craniano que acabou por tirar sua vida. 

Após receber o laudo no qual ficou confirmado que Lourdes foi espancada até a morte, a Polícia Civil intimou novamente Hélio de Paula Leite para depor. O lavrador se apresentou à Delegacia de Polícia de Piedade por volta das 14h30min de ontem (26). Em seu depoimento ao Escrivão Adriano Ferreira, Hélio confessou que na noite do crime, ele e sua mulher - ambos alcoólatras - tiveram mais uma discussão após ingerirem cerveja e pinga. Da discussão, segundo ele, iniciou-se uma violenta briga na qual ambos se agrediram e em dado momento Hélio empurrou a vítima que caiu de uma escada de três degraus, vindo a bater a cabeça no chão. O homicida alega que fazia uso de medicamentos psiquiátricos juntamente com a ingestão de bebidas alcoólicas e que acionou socorro por volta das 4:00 horas da manhã do dia 29 de julho de 2013, porém, sua mulher já estava morta.

Com a confissão das agressões praticadas pelo lavrador contra a vítima, o Escrivão Adriano Ferreira comunicou a constatação ao Delegado Dr. Gilberto Montenegro Costa Filho, que solicitou a prisão preventiva de Hélio de Paula Leite por homicídio doloso (quando há intenção de matar), a qual foi expedida pela justiça local e o indiciado  foi transferido ao final de tarde desta sexta-feira (26) para a Cadeia de São Roque e de lá o réu confesso deverá ser encaminhado para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Sorocaba, onde permanece a disposição da justiça.