terça-feira, 29 de julho de 2014

Polícia Militar recupera produtos furtados e detém três no Jurupará

Objetos furtados recuperados pela Polícia Militar
Foto: Bom Dia Piedade
Um rapaz de 19 anos foi detido e dois menores de idade, de 14 e 15 anos, foram apreendidos pela Polícia Militar no início da noite de ontem, ao serem flagrados com materiais furtados de uma chácara no bairro Jurupará, na última quarta-feira (24). Os três escaparam do flagrante porque a vítima não havia dado queixa do crime, com isto a autoridade policial não pode decretar a prisão do maior de idade.

Na quarta-feira (24, o trio invadiu a chácara pertencente a um técnico em mecânica que reside em Votorantim e utiliza a propriedade para o lazer da família, com isto vem ocasionalmente à chácara. Os três arrombaram a porta da cozinha da casa e furtaram eletrodomésticos, ferramentas, aparelhos eletrônicos do local. 

Um dia depois, a última quinta-feira (25), a vítima constatou o furto, ao encontrar a porta da cozinha arrombada e perceber que diversos objetos haviam sido surrupiados mas, não prestou queixa do ocorrido à polícia. 

A iniciativa criminosa dos três jovens não tinha nenhum planejamento e as coisas começaram a dar errado, pois, no dia seguinte (26), um vizinho encontrou um forno de microondas escondido junto a uma bananeira e entregou num estabelecimento comercial do bairro, pensando que o eletrodoméstico teria sido furtado de uma escola local, somente depois a testemunha soube que o microondas pertencia ao técnico em mecânica, devolvendo-lhe o forno.


Em nova imprudência dos larápios, nesta segunda-feira (28), uma outra pessoa, um homem de 67 anos foi procurado pelo adolescente G.V.P.F., de 14 anos, que lhe ofereceu uma roçadeira por R$ 50. Como o idoso tinha conhecimento do furto à chácara de seu amigo e conhecia a ferramenta, acabou comprando-a pelo preço pedido pelo menor, contudo, imediatamente avisou à vítima da 'compra' e lhe devolveu a mercadoria ao legítimo dono, que então, por volta das 18h15min acionou à Polícia Militar, dando conta da sequência dos fatos. 

O Cabo Abreu e o Soldado Denis seguiram ao bairro Jurupará, entraram em contato com o dono da chácara furtada e em seguida localizaram os três ladrões, que não só admitiram a autoria do furto, como ainda entregaram os objetos furtados, sendo que, um DVD Philips, um receptor de antena parabólica e uma foice, estavam em poder de um dos meliantes, no caso, Jeferson Pereira, 19 anos, reciclador.  Com G.V.P.F. foram localizados um DVD player automotivo Philips e uma chave inglesa da vítima e o restante dos produtos furtados - vara com molinete e três facas de pesca, uma outra chave-inglesa, alicate e bússola. O outro envolvido no crime é o adolescente R.J.D. 15 anos. Os três residem no bairro Jurupará e foram conduzidos à Delegacia de Polícia, onde novamente confessaram a autoria do furto e disseram que na verdade, como não ficava ninguém na chácara durante a semana, o delito foi praticado em dois dias seguidos.

Após vítima, autores e testemunhas serem ouvidos o Delegado Dr. Oscar Garcia Machado Júnior determinou o indiciamento de Jeferson Ferreira por furto qualificado - que responderá ao processo em liberdade, até que a justiça se pronuncie, conforme prevê a legislação, uma vez não ter sido caracterizado flagrante delito. Os menores foram citados em boletim de ocorrência de ato infracional pelo furto e também liberados sob a responsabilidade dos pais presentes à Delegacia de Polícia. Os objetos recuperados forma devolvidos ao proprietário.