quarta-feira, 16 de abril de 2014

Paciente desaparecido de hospital é encontrado morto em tanque na Vila Élvio


Levado pela correnteza - Corpo estava a cem metros
de onde foi encontrado o chinelo da vítima
Foto: Bomdia Piedade
O corpo do paciente do Hospital Vale das Hortências, desaparecido desde sexta-feira (11), foi localizado em um dos tanques junto à estrada que da acesso à Vila Élvio, a cerca de 500 metros da localidade turística. Há cinco dias Luiz Carlos Ribeiro, 54 anos, que era interno desde setembro de 1990 do hospital psiquiátrico, saiu para fumar no pátio e não tinha sido mais visto. 


Por volta das 14h45min, o corpo foi encontrado por um auxiliar de serviços gerais que fazia a roçagem do mato no entorno de um dos tanques da Vila Élvio. "Eu vi algo boiando e ao me aproximar percebi que era o corpo de uma pessoa", relatou a testemunha que em seguida acionou a Polícia Militar. Os Soldados Dias e Alessandro compareceram ao local, confirmaram a informação, comunicaram o encontro do cadáver à Polícia Civil para que fosse acionada a equipe da Polícia Científica para elaboração de laudo pericial que confirmará a causa da morte por afogamento, uma vez que, não havia sinais de violência no corpo. Pelo estado de decomposição em que foi encontrado, deduz-se que Luiz Carlos Ribeiro tenha morrido no mesmo dia em que desapareceu. Na sexta-feira, por volta das 19 horas Luiz Carlos saiu para fumar no pátio  e desde então não se tinha notícias do paciente. 
Polícia Militar preserva o local até a chegada da perícia
Corpo estava no lado oposto da estrada, no primeiro tanque
antes da Vila Élvio
Foto: Bom Dia Piedade

Acredita-se que a vítima estivesse caminhando à margem do açude, e, a cerca de um quilômetro de distância do hospital, tenha caído na água e se afogado. O corpo deve ter sido carregado pela fraca correnteza e parado o lado oposto do tanque, junto ao escoadouro de água, a cerca de 100 metros do ponto no qual provavelmente tenha caído, onde foi encontrado o chinelo de dedo que Luiz Carlos usava. 

Corpo parou junto ao escoadouro de água do tanque, a cerca
de 100 metros ponto onde provavelmente tenha caído

Foto: Bomdia Piedade

Uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local por volta das 17h40min e efetuou a retirada do corpo da água. Após o trabalho dos peritos da Polícia Científica, foi feita a remoção do corpo, que após elaboração de boletim de ocorrência, será enviado ao Instituto Médico Legal (IML) de Sorocaba, onde será submetido a exame necroscópico. 

A Polícia Civil deverá investigar as circunstâncias do desaparecimento e a responsabilidade do Hospital Psiquiátrico Vale das Hortências no ocorrido. Luiz Carlos Ribeiro, era natural de São Paulo e segundo pessoas que o conheciam era uma pessoa tranquila, prestava serviço terceirizado para uma empresa metalúrgica de Piedade e estava internado nesta instituição de saúde desde 26 de setembro de 1990, portanto, há mais de 23 anos. Ainda não há informações sobre horário e locais do velório e sepultamento de Luiz Carlos Ribeiro.
Somente com a roçagem do mato no entorno do tanque
foi possível localizar o corpo de Luiz Carlos
Foto: Bomdia Piedade