terça-feira, 23 de julho de 2013

Orquestra de Violas e Cultura Caipira de Valinhos lota o "Cariocão"

Maestro Robson Furioso comanda a fantástica orquestra
Foto: Divulgação / Prefeitura de Piedade

Público se emociona com repertório típico do interior. Mais de 300 pessoas ouviram extasiadas a magnífica apresentação do grupo, que por exatas duas horas, executou clássicos na música sertaneja. O show foi um belíssimo presente da ECIL para Piedade.

A Orquestra de Violas e Cultura Caipira de Valinhos emocionou o público piedadense que lotou o Auditório Municipal “Rubens Caetano da Silva” (Cariocão), no último sábado (20). O show trouxe repertório de canções tradicionais da cultura de raiz caipira como “Chalana”, “Boiadeiro Errante”, “Franguinho na Panela” e muitas outras. O grupo é composto por 28 integrantes, sendo um baixo, uma flauta, um berrante e 25 violas caipira, liderados pelo maestro Robson Furioso. Dentre tantos momentos mágicos, o encerramento do show foi emblemático. A execução primorosa e emblemática do clássico "Vide vida marvada", de autoria de Rolando Boldrin, levou o público a um estado de torpor, afinal, o sentimento de que nossas raízes são ricas e permanecem fortes ficou mais que evidente nas mentes das pessoas que vivenciaram estas duas inigualáveis horas.

Auditório, público emocionado marcaram a noite do sábado
no "Cariocão"
Foto: Divulgação / Prefeitura de Piedade
O evento foi uma realização da empresa ECIL, apoio da Prefeitura Municipal, por meio do Departamento de Cultura, com produção da Renovarte Produções Culturais. O maestro Robson Furioso brindou a Prefeita Maria Vicentina e o Coordenador Municipal de Cultura com um CD do grupo e brincou, "quem sabe a prefeita não nos convida para virmos gravar nosso DVD aqui em Piedade".

Êxtase - A reação do público ao final da apresentação da Orquestra de Viola e Cultura Caipira de Valinhos estava estampada na face de cada um dos espectadores. "Estou de alma lavada", disse uma senhora na saída do anfiteatro. Este sentimento parecia ser compartilhado por todos, pois, com toda a qualidade do grupo, o repertório, a retratação de toda atmosfera caipira, o ambiente se transformou num universo sertanejo em toda sua pureza. Em meio às canções, alguns "causos" da roça eram narrados, elevando ainda mais a atmosfera positiva, amistosa e harmônica que pairava no auditório. O gostinho de "quero mais", quem sabe, poderá ser saboreado em breve. Existe a possibilidade da orquestra retornar a Piedade. "É o que todos queremos, eles são fantásticos, autênticos, verdadeiros e maravilhosos caipiras", disse emocionado uma outra pessoa que fazia parte da platéia.

A Orquestra - Criada em 2005 a Orquestra de Violas já se apresentou ao lado de importantes nomes da música sertaneja de raiz como Mazinho Quevedo, Pena Branca, Craveiro e Cravinho e Inezita Barroso, dentre outros.

AGRADECIMENTO - Deixamos aqui registrado nosso mais sincero agradecimento à ECIL pela iniciativa. A empresa, instalada há quase 40 anos em Piedade, demonstra que, além de ser a maior arrecadadora de impostos do município, de empregar centenas de trabalhadores, ainda demonstra enorme responsabilidade para com a cultura da população da cidade. Parabéns a todos da ECIL, que este exemplo possa ser seguido por outros empresários e que tenhamos outros magníficos presentes como o que recebemos no último sábado.