segunda-feira, 19 de março de 2012

Adolescente atropelada no centro da cidade. Demora no socorro revolta populares

            Um atropelamento hoje no início da tarde deixou uma adolescente de 15 anos ferida.
          Por volta das 12h10min o veículo GM Kadett Ipanema cinza que descia a Rua Capitão Moraes em sentido ao centro da cidade, momento em que, na altura do número 195 bateu contra o corpo da estudante Suzana Pires de Camargo, 16 anos, moradora do CDHU Ayrton Senna, fazendo com que ela fosse projetada para cima do veículo e batesse a cabeça contra o para-brisa, chegando a trincar o vidro do carro.              
      Segundo o motorista da Ipanema, Emerson Rodrigues do Nascimento, a menina atravessou repentinamente a rua, fora da faixa de pedestre, "freei, tentei evitar, mas, não deu tempo", justificou Emerson, "desci do carro, tentei ligar várias vezes para pedir uma ambulância mas demorou demais". A jovem chegou a ficar alguns minutos desmaiada na rua e somente após cerca de 20 minutos do momento do acidente, foi socorrida pela equipe do SAMU de Piedade e levada para a Santa Casa de Misericórdia de Piedade, onde foi medicada e ficou em observação. Segundo informações obtidas junto ao médico que atendeu à garota, devido à pancada na cabeça, Suzana esta consciente, seu estado é considerado regular e ela será transferida para o Hospital Regional em Sorocaba para passar por tomografia computadorizada para detectar se houve algum ferimento mais grave com a menina. Em razão da centralização no Conjunto Hospitalar Sorocaba (Hospital Regional e Hospital Leonor Mendes de Barros) no atendimento de 52 municípios da região para casos em que há necessidade de uma melhor estrutura hospitalar é preciso esperar pela autorização da central de vagas para  que a transferência do paciente seja efetuada. 
        A demora no atendimento da vítima gerou revolta por parte de várias pessoas que acompanharam o fato. Segundo testemunhas foram feitas várias ligações para pedir o socorro à vítima. No ambulatório médico municipal um homem que tentava acionar uma ambulância foi comunicado que o socorro a este tipo de acidente é feito exclusivamente pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Segundo esta mesma pessoa foram feitas ligações para o SAMU sem sucesso, até que um chamada paga para um número fixo do mesmo serviço acabou dando resultado. 
        Em contato com o atendimento do SAMU em Sorocaba soubemos que o sistema regionalizado que atende Sorocaba e outros nove municípios, incluindo Piedade, conta com a mesma estrutura existente antes da regionalização, com isto, em várias ocasiões as três atendentes que recebem as ligações ficam sobrecarregadas e as linhas por vezes ocupadas. Se não houver um aumento do número de telefonistas a situação tende a piorar.